Return to site

O que é treinamento funcional e por que você deveria estar praticando

Entenda mais sobre esta forma de treinar e o que ela pode fazer pelo seu corpo!

- "Vai me machucar"

- "Eu fiz na academia esses dias! Agachamento em cima do bosu!"

- "Isso é coisa pra gordinhos e idosos"

- "Aham, sei, treino de mulher"

- "Ah sei, aquele negocio com cones?"

- "Pois é, eu queria fazer um pouquinho de funcional no fim do ano pra secar"

Essas são algumas coisas que escutamos quase diariamente sobre o treinamento funcional e talvez você também tenha escutado, mas não se preocupe, ninguém é obrigado a saber de tudo e agora nós vamos te contar o que realmente é treinamento funcional.

Indo direto ao ponto, o T.F nada mais é do que uma forma diferente de abordar o treinamento físico vendo o corpo como algo que se mexe por inteiro de forma integrada e não algo que se mexe por partes de forma isolada. E ai, isso te lembra alguma coisa?

Talvez te lembre que nos últimos 35 anos as pessoas tem praticado um esporte chamado musculação no Brasil, no qual a grande maioria dos movimentos é realizada pensando num corpo composto por seções separadas, mas e aí, na hora de juntar tudo e realizar movimentos naturais será que vai ser como você planejou?

Agora, por que o termo "funcional"? Isso vem de função muscular, essa forma de treinamento busca retomar a função muscular e articular com exercícios de força clássicos e também com exercícios de reabilitação, essa ideia vem do pressuposto que, se existem exercícios que podem recuperar o atleta de uma lesão, os mesmos exercícios devem mantê-lo longe de lesão, certo?

A maior parte dos esportes, coletivos e individuais, utilizam-se do treinamento funcional para treinar seus atletas, academias de musculação clássicas deram lugar a espaços abertos, barras, anilhas e kettlebells. A preparação esportiva sabe hoje que, exercícios devem ter transferência direta para o gesto esportivo e funcionalidade, assim a preferência passou a ser por movimentos integrados usando os músculos em conjunto e não isolados ou segmentados.

Time principal do Real Madrid treinando na academia do clube.

O treinamento funcional busca um condicionamento físico geral, com ganho de força, hipertrofia e perda de gordura para melhorar o desempenho em atividades diárias e esportivas, a prevenção de lesão deve ser parte central do planejamento. Pode ser aplicado à todos os objetivos e idades, desde crianças até idosos, buscando melhora dos padrões básicos e avançados de movimento até readequações posturais. Não há um nível de condicionamento físico ideal para iniciar, sedentário ou ativo o indivíduo pode praticar sem prejuízos à saúde, desde que acompanhado por um profissional de Educação Física responsável.

A pratica é encorajada principalmente em função de sua dinamicidade e variação constante de estímulos e movimentos. Diferente dos métodos convencionais de treinamento que possuem repetições exaustivas e e monótonas o treinamento funcional é extremamente versátil, podendo ser praticado de forma individual ou em grupos, englobando exercícios de força como os levantamentos básicos e levantamento de peso olímpico, exercícios ginásticos e com o peso corporal, trabalhos de agilidade e velocidade e flexibilidade e mobilidade.

Aula de treinamento funcional Be Bold
All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly