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FORÇA OU AERÓBICO, QUAL É O MELHOR?

Na hora de emagrecer qual é a melhor opção?

Quando iniciamos um programa de treinamento visando o emagrecimento e perda de gordura sempre surge aquela dúvida: "será que eu faço só aeróbico ou também faço treino de força?" ou "acho que vou primeiro ganhar massa para depois secar", pois é, se você alguma vez já se questionou dessa forma esse post é pra você, vamos esclarecer a questão e definir: o que é melhor para o emagrecimento, força ou aeróbico?

De acordo com estudos recentes que analisaram as mudanças de composição corporal e indicadores de saúde, o treinamento de força causa melhoras no percentual de gordura, na massa magra e na força muscular além de gerar diminuição significativa nos níveis de triglicerídeos e HDL, indicadores importantes relacionados a problemas coronarianos, diabetes, obesidade e suas complicações. 

Isso nos mostra que se você quer gerar mudanças significativas no seu corpo o treinamento de força é essencial, tanto esteticamente, quanto em relação a indicadores de saúde e à funcionalidade do corpo, um corpo mais forte é um corpo mais capaz.

Mas será que é só isso? O treinamento de força por si só vai resolver seus problemas e deixar seu corpo como você sempre sonhou? A resposta é: sim, mas para que isso aconteça você vai precisar de mais algumas coisas bem importantes: continuidade, disciplina e reeducação alimentar. Todos os programas de treinamento precisam de adesão do praticante, além disso sua alimentação deve estar de acordo com o objetivo e a intensidade da atividade, não adianta comer como um passarinho e querer treinar como um leão certo?

Mas e o aeróbico fica aonde? Fica aonde sempre ficou, dentro dos seus treinos, não vão deixar de existir não! As atividades aeróbicas além de auxiliarem na perda de peso são importantíssimas também para o condicionamento físico do praticante, no treinamento funcional buscamos sempre um condicionamento físico completo, o aeróbico não pode ficar de fora. Além disso os mesmos estudos mencionados anteriormente mostram que quando o treinamento de força é acompanhado de treinos aeróbicos os resultados de emagrecimento são maiores e mais relevantes, principalmente se realizados após os levantamentos de peso.

Enfim, que conclusão podemos tirar? Caso esteja iniciando um programa de emagrecimento agora ou já esteja em andamento, dê preferência para exercícios de força, seus resultados são relevantes e importantes para você no que diz respeito à saúde, estética e funcionalidade. Caso possa incluir exercícios aeróbicos também, faça! Vai potencializar seus resultados e você vai chegar aonde quer de forma mais eficiente, sem esquecer da alimentação, claro.

Aqui na Be Bold trabalhamos sempre em equilíbrio, exercícios de força e aeróbicos no mesmo treino ou em treinos diferentes para gerar maiores e melhores resultados em nossos alunos, assim garantimos que você vai chegar lá, e para isso usamos todas as rotas!

Referências:
Hassannejad A.The Effect of Aerobic or Aerobic-Strength Exercise on Body Composition and Functional Capacity in Patients with BMI ≥35 after Bariatric Surgery: a Randomized Control Trial.

A.T Batista et al. Correlação dos valores de lipídeos sanguíneos e parâmetros antropométricos em sujeitos praticantes de treinamento de força e sedentários

A Savi et al. Análise de diferentes protocolos de treinamento resistido no processo de emagrecimento: uma revisão sistemática.

V.F Guimarães. Comparativo do treinamento aeróbico antes e depois do treinamento resistido para a redução do percentual de gordura em mulheres jovens iniciantes na musculação

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